Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mudar o mundo é possível?

Eu estava esses dias lendo um post da Kim Walker, ministra de adoração do Jesus Culture, e me deparei com uma realidade que está claramente ao nosso redor, porém que muitas vezes não nos damos conta. Fiquei impactado pela experiência contada por ela e fui direcionado a escrever um texto baseado na postagem original, cujo link é o seguinte: http://migre.me/3Onax.
  
Em um curso de teatro que Kim fez recentemente por diversão, o professor perguntou em uma das primeiras aulas por que as pessoas que estavam na sala desejavam se tornar atores. Em um pensamento rápido, ela logo imaginou que todos diriam algo sobre fama ou dinheiro, porém foi surpreendida com a reposta da maioria: “eu quero mudar a maneira das pessoas pensarem”, “eu quero influenciar o jeito com que as pessoas veem o mundo”, “eu quero trazer uma nova perspectiva”, “eu quero afetar a sociedade”...

Chocada, logo ela se lembrou de uma entrevista que a cantora Lady Gaga havia dado à televisão. Quando questionada sobre sua influência sobre os jovens, a excêntrica cantora respondeu que queria liberá-los e influenciá-los para que fossem eles mesmos, conquistando seus espaços no mundo.

Kim então, assim como eu, se viu confrontada com uma realidade latente em relação ao mundo e seus caminhos. Aquelas não eram pessoas cristãs e tampouco se consideravam “religiosas” de algum jeito. A conclusão que teve em seguida, embora parecesse óbvia, era (e é) ignorada por muitos (inclusive por ela): nós como cristãos não somos os únicos que buscam formas de influenciar a sociedade.

Mas e aí? O que temos feito a respeito? Enquanto estamos trancados em nossas quatro paredes ou tentando estabelecer nossos próprios caminhos, o mundo tem adotado padrões cada vez mais distantes da Palavra de Deus, recebendo influências de diversas formas. Os artistas, as novelas, a mídia, as modas, entre outros, ensinam cada vez mais coisas que afastam as pessoas de Deus. Mais uma vez pergunto: o que temos feito a respeito?

A solução para isso tudo é nos despertamos e agirmos sob o direcionamento de Deus; sob Sua boa, perfeita e agradável vontade. Quando os discípulos perguntaram a Jesus como deveriam orar, Ele respondeu:

“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu”. (Mateus 6:9-10)

Esta passagem da bíblia nos convida a agirmos da mesma forma que Jesus, que sempre ia para onde o Pai o enviava, falava o que Ele o direcionava a falar e agia de forma submissa à Sua vontade. O tempo e os caminhos do nosso Pai são perfeitos e Ele sempre tem um plano. Quando pedimos por estratégias divinas, Ele é fiel para nos dar. Se observarmos nosso Pai e nos movermos quando Ele se move, Ele irá nos ajudar a enfrentar nossos desafios diários.

Mas temos feito desta forma? Somos uma geração fortemente influenciada pela ideia de independência. Porém, enquanto desejamos esta ideia, nossa desenfreada procura por “liberdade” nos leva a nunca alcançarmos nossos objetivos ou os objetivos que tomamos como sendo os de Deus. Ao seguirmos rumo à independência, passamos a confiar apenas em nossos planos e conceitos, que nunca se aproximarão da grandeza e perfeição dos caminhos e pensamentos de Deus. Isso nos levará à frustração, ao fracasso e ao cansaço.

Se, todavia, na contramão do mundo, caminharmos em direção à dependência de Deus; se aprofundarmos nossa intimidade com Jesus; e se aprendermos sobre o Seu coração e sobre Sua vontade para este mundo, seremos imbatíveis! Amaremos como Ele ama, veremos com os Seus olhos, andaremos dentro dos parâmetros de Sua Palavra... Enfim, alcançaremos a verdadeira liberdade (por meio da verdade, que está em Cristo) e certamente passaremos a influenciar o mundo de maneira muito mais intensa que nossos “competidores”, Lady Gaga e companhia.

Deus sempre tem um plano e Ele quer executá-lo através de nossas vidas. Somos chamados por Ele para sermos Luz para este Mundo, mas nunca podemos pensar que nossa luz vem de nós mesmos. Ela vem de Cristo e é por isso que nada somos capazes de fazer sem Ele e nada de bom podemos alcançar longe da Sua divina vontade. Ele certamente tem um plano, que devemos diariamente buscar conhecer e seguir.

Precisamos acordar para a realidade que nós não somos os únicos lá fora que querem influenciar corações e mentes e que não há tempo a perder. Estamos em uma corrida por vidas, já que o mundo encontra-se numa situação de caos e que muitos ainda estão no engano. No entanto, confiar no plano de Deus é fundamental para vencermos esta competição. Este é um jogo duro e nunca conseguiremos vencê-lo sozinhos.

A condição que o mundo se encontra deve sim nos inspirar a entrar de forma corajosa nesta corrida, mas nunca deixar de pedir a direção do Senhor. Nosso dever é levar a verdade (Jesus) a todos e buscar o Reino de Deus acima de todas as coisas, mas que assim façamos embaixo da orientação de Deus e situados no centro de Sua vontade! Ele tem um plano. Você está preparado para buscar este plano e mudar o mundo?

Que a Graça e a Paz de Jesus estejam sempre conosco!

Thiago

Um comentário:

  1. Tremendo Thiago! E realmente um texto q nos faz refletir sobre como devemos influenciar pesssoas...o que devemos passar!!!
    A luz de Deus é a resposta!!!!
    Que tenhamos unidade e visão semelhante, para que a palavra de Deus seja dissipada pela Terra!!

    ResponderExcluir